Apresentação

Apresentação, de Valmor Nini Beltrame

A longa e rica história do Teatro de Bonecos do Brasil carece de registros. Importantes
acontecimentos, discussões, e fatos se perdem pelo esquecimento ou são retidos na memória dos que vivenciaram as situações, as histórias.
A digitalização de 938 páginas de documentos, Boletins Informativos, cartas, relatórios
de eventos, relativos ao período de 1977 a 1999, significa preservar a memória e valorizar a
história dessa manifestação teatral. Contribui para reconhecer o trabalho de muitos artistas e amantes dessa arte que, com maior ou menor visibilidade, ajudaram a construir a imagem positiva de que desfruta atualmente o Teatro de Animação no Brasil.
Aqui estão contemplados dados, informações, cartas, relatos escritos com toda a carga
afetiva e emocional dos protagonistas desse período decisivo para a organização dos titeriteiros, artistas brasileiros de quase todas as regiões do país. São documentos publicados pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB / Centro UNIMA Brasil – CUB e pelas Associações Estaduais denominadas Núcleos Organizados nos seguintes estados: Espírito
Santo, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Ceará.
Para a realização dessa tarefa, a colaboração do Mestre Manoel Kobachuk foi fundamental. O Mestre disponibilizou seu acervo reunido durante anos de trabalho e atividade na condição de Diretor Teatral; Presidente e Vice-Presidente da ABTB-CUB; e Pedagogo do Teatro de Animação, responsável pela formação artística e ética de uma geração de jovens
bonequeiros. Manoel, mais uma vez, demonstrou generosidade confirmando seu incansável
compromisso com a arte que pratica e com o desejo de ver a história deste teatro reconhecida e preservada.
A parceria com a ABTB-CUB, desde a edição digitalizada em DVD das Revistas
Mamulengo, no ano de 2008, tem facilitado a concretização destes objetivos.
A edição de mais este DVD com o volume de documentos digitalizados integra o
conjunto de atividades educativas, culturais e de pesquisa que, há alguns anos, o Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC desenvolve. O objetivo principal é ampliar as discussões sobre a linguagem do Teatro de Animação, não só no âmbito acadêmico, mas inclusive, junto aos grupos de teatro que trabalham com essa linguagem. A UDESC acredita que desse modo, também colabora com a preservação da memória do Teatro de Animação Brasileiro e com o desenvolvimento de estudos e pesquisas nesta área.

Professor Dr. Valmor Nini Beltrame
Coordenador do Projeto

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