Inscrições abertas para o LaTO – Laboratório de Teatro de Objetos, no IFSC – Florianópolis

LaTO

LaTO

O LaTO é aberto para todos os interessados em fazer Teatro de Objetos, contudo são requisitadas algumas condições:

  • Comprometer-se a participar dos encontros com empenho e assiduidade;
  • Ser maior de 13 anos de idade;
  • Ter disponibilidade para trabalhar e compartilhar em grupo os experimentos cênicos desenvolvidos.

Os encontros acontecem uma vez por semana, acompanhando o calendário acadêmico do IFSC Campus Florianópolis, no seguinte dia/horário:

Quinta-feira: das 9h às 12h

*Eventualmente são marcados encontros extras ou apresentações, conforme a necessidade, em acordo com a disponibilidade do grupo.

Os encontros ocorrem na Sala Laboratório de Teatro (D-015) do IFSC Campus Florianópolis (Av. Mauro Ramos, 950 – Centro. Antiga Escola Técnica Federal, ao lado do Supermercado Imperatriz).

Inscrições e vagas

As vagas são disponibilizadas por ordem de inscrição e, caso ultrapasse o limite, há listas de espera. As inscrições são GRATUITAS e devem ser feitas pela internet entre os dias 01/09 e 19/09 (Inscrições prorrogadas)

Link para INSCRIÇÃO: https://goo.gl/forms/txkyZaFrnq8Zlsa42

São disponibilizadas 30 vagas.

O Teatro de Objetos é uma das modalidades do Teatro de Animação (que agrega também o Teatro de Bonecos, de Sombras e de Máscaras), surgido na década de 1980 na Europa e que rapidamente se difundiu por inúmeros países. Sua principal característica é o uso de objetos manufaturados industrialmente, mas deslocados de sua função utilitária, transformados em personagens por meio de figuras de linguagem como a metáfora e a metonímia.

Este modo curioso de se fazer teatro surge como uma reação à chamada “sociedade de consumo”, que busca na aquisição desenfreada de objetos novos a realização pessoal e a sensação de pertencimento social. Questionando as necessidades e utilidades dos inúmeros objetos com os quais lidamos diariamente, o Teatro de Objetos visa abrir o olhar para repensar nossas relações com o mundo no qual vivemos.

Nessa perspectiva, o Teatro de Objetos utiliza-se principalmente de objetos que sejam utilitários, comuns, produzidos em larga escala, novos ou usados (em qualquer estado de uso), desde que não sejam elaborados primeiramente para o uso cênico. A beleza da cena está em transformar algo banal, por vezes ignorado ou rejeitado, em poesia cênica visual.
Assim, ao observarmos com atenção é possível verificar que independentemente da atividade realizada, todos nós nos relacionamos com uma grande quantidade de objetos diariamente, sem nos darmos conta disso.

Lidamos com ferramentas, materiais de escritório, componentes eletrônicos, produtos químicos, embalagens, acessórios, peças de vestuário, instrumentos diversos, entre tantos outros. Sejamos estudantes, professores, técnicos, engenheiros, médicos, motoristas ou donas de casa, estamos imersos em um mundo de objetos. E o Teatro de Objetos pode ser um caminho para transformar não só as funções de um objeto, mas principalmente para transformar o ser humano contribuindo para a sua formação profissional, cidadã e crítica.

O Laboratório

O LaTO é um espaço de experimentação, pesquisa prática e investigação sobre as possibilidades cênicas com objetos. Nos encontros semanais os participantes terão à disposição informações, materiais, estímulos e orientações para realizar experiências cênicas com objetos, podendo a partir disso elaborar espetáculos próprios ou em conjunto.

O projeto é viabilizado pelo IFSC por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e conta com as parcerias da UDESC, UFSC e Cia. Cênica Espiral.

Anúncios

Sobre teatrodeanimacao

Grupo de Estudos sobre Teatro de Animação CEART/UDESC Fique atualizado das pesquisas, artigos, seminários, festivais, espetáculos dentro da arte do Teatro de Animação.
Esse post foi publicado em Agenda Cultural!, Jornalzinho da Animação! e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Inscrições abertas para o LaTO – Laboratório de Teatro de Objetos, no IFSC – Florianópolis

  1. richardnzazi disse:

    Adoraria fazer esse cursos, mas moro em Porto Alegre, e isso dificulta, pois sairia muito caro para mim ir toda a semana a Florianópolis, para os encontros.

    Trabalho com teatro e saúde, e isso seria deveras útil para nós.

    Agradecido!

    * Richard Gomes* 51 83361560

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s